Atendimento:

8:00 - 17:00

Ligue:

14 3436-1023

Saiba quais são os documentos necessários para abrir sua empresa

Empreender e ser dono do seu próprio negócio tem sido o sonho de milhares de brasileiros. Muitos empreendedores não tem ideia de como iniciar e para isso vamos listar os passos a serem seguidos para facilitar sua vida.
Anteriormente, falamos sobre o planejamento para abrir uma empresa através de um plano de negócios, porém agora falaremos sobre a parte burocrática.

O primeiro passo é a formalização. Você precisará efetuar a inscrição de sua empresa no ramo de atividade correto e com todas as informações necessárias para obter o seu CNPJ. Esse tópico é importante, pois de acordo com a área de trabalho escolhida, existem legislações e autorizações diferentes que você precisará providenciar.
A legislação do município onde irá atuar também pode exigir inscrições e alvarás específicos. Lembrando que o atraso ou a não entrega de quaisquer documento pode acarretar em atraso na abertura de sua empresa.
Você precisará de um Contrato Social onde será definido as participações de capital de cada sócio, além de ser definido modelo tributário, participação de sócios, etc.
O ideal é a contratação de um contador, principalmente nesta fase, que vai lhe auxiliar e facilitar toda a burocracia e minimizar a chance de erros durante a abertura do seu negócio.  O Contrato Social deverá ser reconhecido em cartório e conter a assinatura de um advogado.
Após a confecção do contrato, será necessário obter um registro na Junta Comercial e Alvará de Funcionamento.

Os estados brasileiros, em sua maioria, possui um convênio com a Receita Federal e disponibiliza pela internet a obtenção da Inscrição Estadual e o CNPJ em um único cadastro. Dependendo da sua área de atuação, torna-se obrigatória a apresentação destes documentos.
Para finalizar, é necessário verificar quais licenças serão necessárias para o funcionamento do seu empreendimento. Item este que varia de acordo com o local onde será instalada a empresa.

Para evitar dificuldades e problemas durante o processo de abertura de sua empresa, o ideal é contratar um escritório de contabilidade, que vai tratar de toda parte burocrática. Dessa forma, as chances de obter sucesso, na abertura da empresa, será maior.