Gestão contábil: os lados bons e ruins do crescimento da sua empresa
A gestão contábil e o ponto de convergência entre os benefícios e riscos dos crescimentos da sua empresa
Falou em crescimento da sua empresa, tá lá o empresário. Independentemente do ramo ou segmento, todos eles só pensam naquilo. Contudo, muitos fatores vão além do crescimento, que não é um simples pó de “pirili pim pim”. Como tudo na vida, o crescimento de qualquer empresa tem os seus fatores positivos e negativos. E é justamente aí que a gestão contábil é necessariamente importante.
Dentro do contexto estratégico da gestão contábil, o equilíbrio é palavra de ordem. Por isso, é importante imaginar que toda empresa tenha os seus riscos e criar estratégias para contrapor esses riscos.
Por isso fizemos esse artigo, para que você, empresário, venha suplantar os riscos e torná-los em benefícios.
Maiores riscos
Toda a sua empresa precisa entender que crescimento é um desafio e exige integralmente à sua empresa. Os seus funcionários precisam entender essas exigências. Juntamente com a gestão contábil, a sua empresa pode se resguardar de riscos como:
Falta de foco
Quando você monta a sua empresa, ela tem um determinado foco e rumo a seguir. Mas com o tempo a maré vai levando, aos poucos, a sua empresa para outros locais. Isso é normal, ossos do crescimento. Mas, ao detectar, cabe a você saber se vai seguir as raízes da sua empresa ou se vai surfar conforme as novas ondas.
O universo empresarial solta diversas visões em inúmeros segmentos, dando o livre arbítrio para que você faça o que os moldes da sua empresa pedir e, assim desenvolva a sua identidade empresarial.
Ônus
Os dois principais ônus quando uma empresa cresce são os fatores financeiros e de fôlego. De modo geral, as duas questões são bem delicadas para a manutenção do alto nível do projeto. Muitos podem colocar o fator financeiro a frente, até mesmo por fator e subsistência do negócio. Mas o capital sem a motivação, também não gera resultados expressivos, condizentes com a realidade de uma empresa em crescimento constante.
Cabe a gestão contábil fazer uma organização técnica em esferas, focando primeiramente dentro do que é a sua especialidade, o fator financeiro. No Brasil, os empresários sofrem com as questões tributárias e isso faz com que a sobrevivência das empresa em meio ao luro líquido e o seu capital de giro sejam muito pequenas. Independentemente disso, entrar empréstimos e demais tipos de compensações financeiras não pode ser uma opção. Empresas enroladas no fator finanças tendem uma grande montanha pra atravessar antes de crescer.
Então, cabe a gestão contábil montar estratégias de orçamento e conduzir a equipe para um processo organizacional que os motivo e os façam render.
Risco ou benefício?
Os desafios são totalmente naturais em todas as esferas da nossa vida, porém, em todos os desafios, seja no aspecto pessoal ou no empresarial, os riscos sempre tendem a soar mais fácil, querendo nos desencorajar, do que os benefícios. Agora, quando temos noção de onde os nossos resultados podem chegar, percebemos que tudo vale a pena.
Olhando tudo isso, temos a noção da importância da gestão contábil, que planeja o desenvolvimento da empresa para que o empresário tenha total segurança em arriscar.