Atendimento:

8:00 - 17:00

Ligue:

14 3436-1023

Saiba como um contador pode auxiliar no processo de auditoria contábil

Com a ajuda de um profissional, saiba se a sua empresa tem seguido o padrão contábil nacional

O processo de auditoria contábil é extremamente importante no sistema organizacional da empresa e consiste no balanço financeiro do estado da empresa. Por isso, a figura do contador é extremamente importante nesse processo.

Um processo de auditoria sério e competente feito por um contador qualificado pode identificar erros e acertos dentro da gestão financeira e da produtividade da empresa, além de prever e prevenir fraudes e desfalques dentro da gestão interna da sua empresa.

Para desenvolver a auditoria, o contador precisará ter acesso a documentos, registros e todo e qualquer tipo informação adicional que diga a respeito as questões financeiras da sua empresa. Outro motivo do desenvolvimento deste processo é o enquadramento da empresa dentro de normais contábeis, para evitar qualquer tipo de transtorno do estabelecimento com a Receita Federal ou demais órgãos legais do governo.

Além de ser um fator de fundamentação financeira, a auditoria contábil também pode ser vista como benéfica dentro dos setores: administrativo, fiscal, técnico e social da empresa.

COMO FUNCIONA A AUDITORIA CONTÁBIL

A auditoria contábil está inclusa num padrão nacional de contabilidade que precisa ser respeitada, passando assim especificamente por uma pesquisa de ambiente de mercado para que o planejamento auditorial seja efetivado, um controle interno da empresa, testes subjetivos e objetivos e, por fim, um relatório feito exatamente por um contador.

Na pesquisa de mercado, o auditor terá que recolher o máximo de informações financeiras possíveis dentro do contexto da empresa. Isso acontece, pois a auditoria precisa ser transparente quanto as resoluções financeiras, bem como a forma com que o resultado foi chego e como ele pode melhorar (ou se está de acordo com o ideal). Depois dessa pesquisa, a auditoria precisa ser planejada e com isso será feito um controle interno por meio de informações e documentações financeiras da empresa.

Por fim, serão feito alguns testes subjetivos e objetivos para confirmar ou discordar na prática as informações levantadas, afim de que a empresa venha ter ganhos melhores financeiros. Tudo isso será feito dentro das normas de contabilidade do Brasil.

Encerrando o processo todo ele será documentado por um contador. O motivo será a transparência, o enquadramento nas normas e também da definição teórica de como a empresa pode ser enquadrar em processos para melhorias financeiras.

BENEFÍCIOS

A auditoria contábil é um processo que beneficia todos os envolvidos no processo contábil, do empresário, a Receita e aos investidores do projeto. Por meio dessa auditoria, todos os pagamentos que não foram devidos serão excluídos do planejamento interno. O que também credibilizará a empresa no mercado, pois ela terá um alinhamento financeiro bem definido com informações detalhadas e verídicas quando e planejamentos mais definidos e próximos do resultado ideal.

Tudo isso além de deixa a empresa dentro dos padrões de contabilidade nacional, pagamento devido de impostos e regulamentação definida em todo esse processo.