Atendimento:

8:00 - 17:00

Ligue:

14 3436-1023

A importância da contabilidade no dia a dia da empresa

contabilidadeA contabilidade é tão antiga quanto a própria civilização, tendo surgido da necessidade de registro dos primeiros atos de comércio, desta forma, servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra, além do registro do patrimônio. Esta evolução empírica da contabilidade se sucedeu até o século XV, com a intervenção de Leonardo Fibonacci e Luca Pacioli. Após isto, no século XIX, a contabilidade foi reconhecida como uma ciência.
É necessário recorrer a este retrospecto para assimilar a importância da contabilidade ao longo dos tempos e também a sua evolução dentro da sociedade, não só em termos legais, mas também em relação às atividades exercidas. O contador, durante muito tempo, foi o profissional que lidava com os valores e tributos da empresa, e, principalmente, era necessário para a empresa por questões legais, visto que é obrigatória a escrituração contábil e fiscal por parte das empresas.
A organização e a análise das informações registradas pela empresa são comparáveis com o conhecimento adquirido pela medicina que entende o funcionamento do corpo humano e é capaz, não só de medicar quando surge alguma doença, mas também prevenir futuros problemas. É exatamente esse o papel da contabilidade: mostrar a situação atual da empresa e ajudar a tirar o máximo de informações desses registros e de prever situações futuras.
O recurso da contabilidade online
Com o mundo cada vez mais digital e globalizado, a contabilidade também está se adaptando a essa tendência. Neste cenário, surge a importância da contabilidade online, que se apresenta como a melhor opção para prestadores de serviços e profissionais liberais que não querem ter que se preocupar tanto com a parte burocrática de suas empresas, como controlar o calendário de pagamentos de impostos, por exemplo.
Por outro lado, todo empresário quer estar por dentro do que acontece com seus negócios. E a contabilidade online permite um controle total de cada ação que ocorre dentro da empresa, tudo através de uma plataforma totalmente informatizada. Utilizando o sistema, o usuário também pode emitir notas fiscais, o que é outra grande vantagem do serviço, um recurso que facilita muito o dia a dia das empresas, com todas as ações devidamente documentadas.
Sendo um sistema online, a questão da acessibilidade é outra grande vantagem. O empresário pode utilizar o sistema através da internet de casa, do escritório, ou mesmo da rua, com o smartphone ou tablet e tudo isso com certificação digital e com uma grande relação custo-benefício ao usuário, que ainda conta com o suporte de experientes contadores.
Para quem quer abrir empresa, o serviço também é uma boa opção, já que pode oferecer um suporte contábil importante, auxiliando na escolha do melhor formato jurídico e no regime tributário mais adequado para cada empresa, o que gera uma economia de impostos que pode chegar a porcentagens significativas, sobretudo dos primeiros meses da empresa, quando qualquer economia pode significar um fôlego essencial à saúde financeira do negócio.
Fonte: https://startupi.com.br/

Jacom Contabilidade