Atendimento:

8:00 - 17:00

Ligue:

14 3436-1023

5 Ideias originais de negócio que deram muito certo!

contabilidadeDiante de tantos negócios existentes pode parecer difícil criar algo novo, não é mesmo? Mas essa percepção está errada. Mesmo em setores que aparentam não terem mais para onde crescer é possível destacar-se pela criatividade.
O texto de hoje vai trazer algumas ideias originais de negócios que revelam como empreendedores criativos alcançaram sucesso e viram oportunidades onde ninguém mais viu.

Ideias originais de negócio!

Selecionamos 5 ideias originais de negócio que deram muito certo e são fontes de inspiração para os futuros empreendedores:

Uber para cachorro

Ideias originais de negócios surgem quando o empreendedor enxerga soluções para problemas encontrados pelo consumidor, e que parecem ser ignorados por outras empresas.
A startup americana Wag Labs resolveu atender a uma antiga demanda dos donos de cães: encontrar pessoas, de confiança, para passear com os pets.
Por meio de um aplicativo para celular – que utiliza o GPS do aparelho – os donos podem encontrar pessoas dispostas a prestar o serviço. A empresa se responsabiliza pela seleção dos passeadores.
Outras empresas já surgiram, em solo americano, oferecendo os mesmos serviços. Elas atraíram a atenção dos investidores, que acreditam que o setor tem potencial de ter faturamento de 1 bilhão de dólares, nos EUA.

Laranja pela internet?

Quem já viveu no interior sabe como é gostoso comer uma fruta direto do pé, não é mesmo? Mas, quem vive na cidade grande dificilmente saberá como é o gosto desses frutos.
Pensando nisso a empresária brasileira Alessandra Sodré resolveu fazer um upgrade no negócio da família criando um e-commerce: Laranja Online.
Com a plataforma o cliente compra os frutos pela internet e os recebe em casa.
A logística foi estudada para comprovar a rentabilidade do negócio, além de um investimento em comunicação, para garantir a credibilidade da empresa, fazendo com que não restem dúvidas ao freguês sobre a origem das laranjas.
Transformar a venda de frutas em uma experiência de consumo é um excelente exemplo para nossa lista de ideias originais de negócios!

Alergia? Não ao dinheiro!

Existem mercados que são altamente restritos. Alguns empresários enxergam neles prejuízos, uma vez que o público-alvo é menor. Outros, por sua vez, observam oportunidades.
Esse é o caso da empresária Sarah Lazaretti que resolveu atender ao público que possui algum tipo de alergia. Ela criou a Alergoshop, onde é possível adquirir diversos itens, inclusive roupas de cama – para os alérgicos a ácaros – e produtos de beleza desenvolvidos especialmente para pessoas com alergia.
O sucesso foi tanto que diversas franquias da empresa foram abertas em várias capitais do Brasil.

Plano de saúde 2.0

Um dos maiores problemas do Brasil é o acesso aos serviços de saúde. Planos de saúde costumam ser caros e pouco acessíveis. Além disso, muitas empresas que atuam nesse setor já são campeãs de reclamações em órgãos de defesa ao consumidor, como o Procon.
Isso porque algumas companhias operam com uma estrutura insuficiente para atender ao número de clientes que possuem – e que continua crescendo.
Outra desvantagem é o fato do serviço ser pago mensalmente, pois não são todos os meses em que o cliente o utiliza. Alguns usuários fazem apenas consultas de rotina, anualmente.
A outra alternativa é utilizar o SUS, mas a ideia não soa muito convidativa – apesar do serviço ser gratuito.
Uma terceira opção tem sido oferecida por empresas que desejam facilitar o relacionamento entre os médicos e pacientes, como a startup curitibana Clinit.
De acordo com informações divulgadas no site de sua assessoria de imprensa (UpMídia), a Clinit atende às necessidades dos pacientes – que pagam apenas o valor da consulta, que pode ser parcelado no cartão de crédito – e a dos médicos, que têm na plataforma uma margem de lucro superior se comparada a dos planos de saúde.
O sistema por enquanto está operando apenas em Curitiba.

Que tal uma mãozinha no TCC?

Quem já teve que enfrentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sabe como a experiência pode ser estressante. Uma das fases mais aterrorizantes é colocar o texto nas normas da ABNT.
Por isso esta outra startup curitibana resolveu dar uma ajuda aos universitários, e, de quebra, criar uma empresa que conseguiu parceiros do porte da Microsoft.
A Menthor funciona da seguinte forma: o internauta se cadastra e pode referenciar as obras que utilizou em seu trabalho, de forma rápida e simples.
Ele preenche lacunas, com informações sobre o livro, ou site, e baixa um arquivo .doc com as referências finalizadas. Podendo anexá-lo ao seu trabalho final.
A empresa pretende oferecer toda a formatação de forma paga e alguns serviços gratuitamente.

Tendências para ideias originais de negócio

Apesar de estarem em setores diferentes os exemplos usados neste texto nos dão uma dica sobre o comportamento do consumidor.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu (2016) indica que um em cada quatro consumidores brasileiros são sensíveis às questões ambientais, ou seja, a compra pode não ser realizada caso identifiquem que a empresa não leva em consideração aspectos socioambientais.
A mesma pesquisa revela que 5% dos entrevistados têm posicionamento firme sobre o tema, e que não consomem produtos, ou serviços, de empresas que não têm uma posição sobre o meio ambiente.
Uma dica para ideias originais de negócios é levar em consideração o marketing ambiental.
Outra tendência que pode ser observada é oferecer soluções para os problemas cotidianos, mas pela internet.
Isso pode ser vantajoso para o empreendedor, pois pode representar uma redução nos custos. Além de dar a oportunidade de atender pessoas de diversas localidades.
Investir nos pets pode ser um negócio e tanto. São raras as famílias que não têm um animal de estimação e, quem é dono de um bichinho sabe que os custos envolvidos são altos.
Além disso, cada vez mais o bem-estar desses animais ganha destaque. Na Suécia, por exemplo, é proibido deixá-los sozinho em casa. Essa medida resultou na criação de creches para cachorros.
Oferecer uma experiência diferenciada ao cliente também tem sido uma alternativa para ideais originais de negócios.
Como vimos no exemplo da Laranja Online, existe mercado para empresas que dão ao cliente a oportunidade de consumir produtos diferenciados.
Agora que você já sabe que há chances de inovar sempre, que tal continuar aprendendo sobre empreendedorismo? Afinal, ideais originais de negócios exigem empreendedores preparados.
Fonte: http://saiadolugar.com.br/ideias-originais-de-negocio/

Jacom Contabilidade