Dá pra ter sucesso com empresa no ramo alimentício?
Trabalhar com alimentos é que muita gente deseja, mas o ideal é conseguir sucesso no ramo e para isso é preciso muito mais do que simplesmente abrir o negócio. É necessário que o empreendedor tenha visão de ações estratégicas como entendimento financeiro e de marketing, por exemplo.
Se você se interessou, mas ainda se encontra perdido, confira esse artigo e aproveite todas e as nossas dicas e coloque seus sonhos para fora do papel.
Para começar, precisamos entender que existem algumas áreas específicas no ramo alimentício, que vão além de restaurantes de comida caseira ou barracas de pasteis, como vemos muito em muitos lugares. Existem empreendimentos de alimentação que sempre estarão em alta devido ao apelo popular, mas serviços que apostam num ramo específico e tem tido muito sucesso atualmente.
Para que você entenda melhor, vamos te passar o básico sobre cada um deles. Veja
Comida saudável
Hoje em dia é muito comum ver empresas de comida saudável por aí. Muitas pessoas tem trocado sua alimentação com a intenção de conseguir melhorar sua saúde. Diferentemente dos fast foods, quem frequenta esse tipo de estabelecimento alimentício, se preocupa com a saúde.
A variação nestes casos é muito grande, pois nesse caso, vender produtos naturais como saladas, sanduíches, comidas integrais e diets, e os produtos de suplementação para a galera que na maioria dos casos praticam academia e querem ganhar massa muscular, consumindo em meio aos seus produtos valores nutritivos como proteínas e carboidratos.
Comida à Quilo
Muitas pessoas frequentam diariamente os restaurantes selfies services e, por isso precisam ter uma boa variedade misturas e complementos. Devem ficar livre para que o cliente consuma o que e quanto desejar. Por outro lado, ele pagará mediante ao seu consumo.
Normalmente, a comida é feita no dia, mas em grande quantidade, por isso, por mais que o preparo seja fresco é usado de forma relevante alimentos industrializados.
Pratos Feitos
Os famosos pratos feitos são consumidos com a comida já inserida e com preço afixado. Fica do encargo do restaurante criar opções de valores adicionais por adição de alimento ou aos chamados “repetecos”. Combo com bebidas também é uma boa opção.
A maioria opta pelos conhecidos PFs devido ao seu preparo, caseiro. Para isso, o destaque para um tempero especial ou um segredo de quem prepara para instigar o valor ao sabor da comida faz com que gere apelo emocional ao cliente que é remetido ao sabor da infância, da comida da avó e de boas lembranças, por exemplo.
Quentinhas
Também são chamadas em diversos lugares de marmita. Nesse tipo de negócio, tão importante do que o preparo e a qualidade do alimento é a praticidade e a rapidez na entrega ao cliente.
Muitas opções de cardápio não é o ideal pra esse ramo, a agilidade entre a escolha do alimento pelo cliente, o seu preparo e entrega é fundamental para a fidelização.
Um sistema de entrega eficiente é outro ponto fundamental do negócio.
Fast Foods
Quem frequenta esse tipo de local, não se preocupa muito com a questão calórica dos alimentos, mas sim, com a praticidade e com o sabor. Por isso, hamburguerias, pastelarias e vendas de cachorro quente são os produtos mais encontrados nesse tipo de empreendimento.
Ultimamente, a produção artesanal tem crescido muito nesse meio, principalmente nas hamburguerias.
Os combos são os grandes filões de venda nesse serviço onde além do lanche, por exemplo, o cliente pode consumir refrigerante e batata-frita num valo único ou por um adicional raso.
Seja qual for o sub nicho escolhido, saiba que o ideal é sempre se preparar e acompanhar todas as novidades do setor para se manter informado. Pesquise muito e escolha o que melhor se encaixa com o que você gostaria de fazer.