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Explore a fidelização dos clientes em sua escola

Saiba como fidelizar os clientes da sua empresa com uma boa gestão pós-venda e garanta que eles te ajudem em dias difíceis

Em tempos de crise, a sua empresa precisará ter um porto-seguro a se apegar. E, no caso, os seus clientes poderão ser esse porto-seguro. Mas, para isso, a sua empresa precisará saber trabalhar com o fator fidelização.

É claro que, se estiver difícil pra você, a tendência é que estará difícil pra ele, também. Mas é aí que entra a fidelização, pois é justamente a partir dela que você aumentará o seu poder de negociação com o seu cliente.

Na crise, ter um bom relacionamento de fidelização com o seu cliente pode manter o ticket médio da sua empresa.

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A Net Promoter Score é um centro de pesquisa que indica a lealdade do cliente. Idealizador dessa medição, Fred Reichheld chegou a conclusão que apenas 5% de clientes retidos à sua empresa, mesmo em tempos de crise, garante uma manutenção de 25 a 75% do caixa.

Além disso, clientes fidelizados garantem a promoção da sua empresa com a sua própria satisfação e, também, com indicações. Ter esse tipo de clientes promoters, indica que a sua excelência em atendimento está, no mínimo, 80% bem sucedida.

Como fidelizar clientes

É nesse momento que entra o pós-vendas. O pós-venda nada mais é do que o pré-venda da venda seguinte. Pelo menos essa é a forma mais simples de se definir esse tipo de serviço.

A pós-venda é tão importante do que a primeira venda, até porque ela é uma venda nova, mas para o mesmo cliente. A diferença é que, no caso do pós-venda, não jogamos uma primeira impressão, mas jogamos com a decepção, caso algo dê errado.

Todo empreendedor precisa entender que a venda não se encerra no aperto de mãos e fechamento do negócio, mas, sim, que é ali que inicia-se o relacionamento com o cliente e, portanto, o processo de fidelização.

É quando o negócio é fechado que o relacionamento entre empresa e cliente se torna mais relacional, pois é a partir dali que vocês terão pontos em comum, o serviço prestado. É na hora desse relacionamento que cabe o seu pós-venda e é esse pós venda que garantirá a fidelização com o seu cliente. Um bom suporte, um atendimento atencioso e muita disposição em ajudar é meio caminho andado para fidelizar o seu cliente.

Saiba, tão importante quanto a efetivação de uma venda é o retorno do seu cliente, pois o serviço que você faz, outras empresas podem fazer. Mas, quando você gera empatia com o seu cliente, a tendência é que ele sempre retorne.

Fidelização na aproximação

Estar sempre próximo ao seu cliente é um grande passo para a fidelização do próprio. Dê ao cliente a sensação de segurança e a relação de que ele tenha feito a escolha certa. Ao adquirir o seu produto ou serviço, o seu cliente assim o fez por entender que a sua empresa tinha a solução para algum desejo ou necessidade dele, o que é uma grande responsabilidade.

Se possível, capacite uma equipe exclusivamente para esse relacionamento pós-venda com o cliente, justamente para que ele se sinta tratado de forma especial e as suas dúvidas, questionamentos e feedbacks sejam colocados em prática, principalmente em tipos de serviço que tendem a atuar de forma personificada.

Conclusão

Cliente satisfeito significa imagem positiva para a empresa e essa satisfação garante retorno, boas indicações e garantia de compra em momentos não positivos do mercado.