Empreendedorismo: Como identificar problemas para gerar oportunidades
Uma das maiores habilidades de empresários inteligentes é enxergar oportunidades em situações que a maioria das pessoas só conseguem ver problemas. E, claro, se você pretende abrir o próprio negócio precisa começar a mudar o seu olhar sobre as coisas, procurando maneiras de inovar e se destacar no mercado.
Pensando nisso, hoje preparamos um conteúdo para ajudá-lo com essa missão. A partir de agora você verá como um empreendedor deve identificar oportunidades no meio de problemas e, assim, alcançar o sucesso. Quer aprender? Acompanhe!
Por que um problema nem sempre é um problema?
Ora, conforme dito, um bom empresário é alguém atento a tudo que se passa ao seu redor. Pois, acredite, um problema para a maioria da sociedade pode ser o propulsor de uma ideia inovadora e rentável.
Pode parecer confuso, mas o que estamos dizendo é que um problema nem sempre é um problema; depende do seu ponto de vista. Se você adota uma postura pessimista — como a maioria das pessoas —, se renderá às dificuldades e lamentações. Por outro lado, quando adota uma postura otimista, seu campo de visão se expande e você começa a ver chances de crescer em meio ao caos.
Ou seja, o primeiro passo para embarcar no mundo do empreendedorismo é começar a olhar diferente para o mundo. Procure observar o que preocupa e incomoda as pessoas e, partir disso, trace estratégias para ajudá-las. Afinal, um problema pode se transformar em uma solução nas mãos de um empreendedor inteligente.
Qual o perfil de um empreendedor que enxerga oportunidades ao invés de problemas?
Para aprender a se tornar um bom empresário, é preciso compreender como eles pensam e agem. Dessa maneira, vamos abordar um pouco das principais características existentes no perfil desses empreendedores de sucesso. Observe:
São pessoas otimistas
Sem dúvidas, a maior característica desse tipo de empresário é o otimismo. Caso não fosse assim, eles ficariam paralisados frente a um problema e dificuldade, impedidos de enxergar todas as possibilidades existentes.
São indivíduos curiosos
A curiosidade é outro traço marcante na personalidade de empresários que se destacam em meio aos problemas. Isso porque, ela é a responsável por fazer com que eles problematizem a situação e busquem maneiras de entregar ao consumidor uma solução realmente eficaz.
Estão sempre em busca de novos conhecimentos
Nos dias de hoje, parar de aprender é uma atitude que não cabe na vida do empreendedor. O mundo muda tão rápido, as tecnologias, ferramentas e estratégias de gestão de empresas estão sempre em adaptação, que ficar preso à conhecimentos adquiridos há muito tempo é uma grande falha.
Assim, o que se percebe é que empresários bem-sucedidos nunca param de aperfeiçoar seus conhecimentos. E isso acontece de várias maneiras: cursos, pós-graduações, participação em Feiras e Seminários, networking e leitura de artigos, jornais e blogs referentes ao universo empresarial.
Afinal, como incorporar o empreendedorismo e identificar as oportunidades nos problemas?
Agora que você já sabe quais as principais características de um bom empresário, chegou o momento de aprender a incorporar o espírito empreendedor e, assim, passar a enxergar soluções quando todos só conseguem vislumbrar um problema.
Para isso, separamos algumas preciosas dicas que, se seguidas com dedicação, farão de você um empreendedor de sucesso. Preparado? Então, acompanhe!
1. Aprenda a ouvir as pessoas
Conforme dito anteriormente, os verdadeiros empreendedores são pessoas curiosas. A curiosidade é uma característica bem interessante, pois nos torna pessoas mais atentas e focadas em detalhes.
Desse modo, como primeira providência, comece a ouvir mais as pessoas ao seu redor. Tal exercício deve ser constante: na fila da padaria, no supermercado, em casa, no trabalho, no caminho para casa, enfim, observe e ouça com atenção as queixas e expectativas das pessoas.
Na maioria das vezes, a correria do dia a dia faz com que não prestemos atenção em pequenos detalhes de nosso cotidiano e até mesmo algo que nos incomoda e afeta é tão automático que sequer percebemos.
Dê valor a uma boa conversa e esteja atento às queixas e observações que as pessoas fazem. Afinal, o segredo do seu negócio pode ser encontrado em uma simples conversa.
2. Procure identificar as falhas fundamentais do mercado
Nossa segunda dica, depende muito da primeira. Isso porque, a melhor maneira de identificar uma falha no mercado é ouvindo os consumidores.
Entenda que a essência do empreendedorismo é justamente identificar as principais falhas existentes no mercado. Aquilo que torna o dia a dia dos consumidores menos eficiente e confortável.
Quer um exemplo? Há muito tempo atrás, quando precisávamos registrar um momento, tínhamos que recorrer à uma máquina fotográfica. No entanto, nem sempre estávamos com uma por perto. O que o mercado pedia? Algo que fosse inovador, uma forma simples, rápida e eficiente de tirar fotos a qualquer hora e lugar. E assim as câmeras começaram a ser integradas aos celulares, companheiro inseparável do homem moderno.
3. Busque inovar naquilo que realmente gerará impacto na vida das pessoas
Essa é outra dica muito importante. Afinal, não basta ouvir as pessoas, identificar a falha e trazer uma inovação pouco prática na solução do problema. É preciso pensar muito além e lançar algo que realmente gere impacto na vida dos consumidores.
No caso apresentado acima, as empresas poderiam ter lançados câmeras digitais menores e mais leves que coubessem em uma bolsa sem ocupar muito espaço. Mas, foi a câmera digital no celular que realmente gerou impacto e revolucionou a forma com que registramos nossos momentos.
Ou seja, diante de um problema você encontrará diversas soluções. No entanto, é preciso focar e se dedicar àquela que melhor se adequa à situação e que impactará o mercado com mais expressão. Por isso, pense no que será mais útil e eficaz.
4. Observe em que as demais empresas do mercado estão falhando
Para identificar oportunidades em meio a problemas, também é importante manter-se atento às falhas de seus concorrentes. Observar como as demais empresas se comportam diante da adversidade é uma excelente maneira de se evitar cometer os mesmos erros.
Ora, se a solução proposta por um concorrente não foi suficiente para solucionar a demanda do cliente, fica claro que você deve procurar entregar algo diferente, algo além do que já foi proposto.
Não basta copiar um modelo de negócio que já existe — o consumidor moderno não busca cópias e valoriza o inovador. Por isso, pense “fora da caixa” e observe as principais falhas existentes nos projetos das demais empresas, tentando aperfeiçoá-los.
5. Foque em soluções e não no problema
Pode parecer bobagem, mas em diversas situações, principalmente quando precisamos lidar com problemas, temos a tendência de focar no problema, deixando de lado a busca por soluções. Abandone esse hábito e procure se portar como uma pessoa inteligente.
Procure conhecer e entender o problema e suas causas e, a partir disso, focar em soluções. Esqueça os prejuízos que ele possa estar causando e comece a vislumbrar as oportunidades que podem estar sendo geradas.
A crise econômica e financeira pela qual nosso país atravessa é um ótimo exemplo de como isso funciona. De modo geral, ela afetou todos os setores da sociedade — de trabalhadores à classe empresária —, mas aqueles que pararam de lamentar os prejuízos e dificuldades e começaram a agir para superar esse momento conseguiram sobreviver a essa fase.
Desse modo, se a crise diminuiu o poder aquisitivo do consumidor, fica claro que o empresário precisa estar atento a isso e procurar maneiras de proporcionar a compra, com promoções, programas de fidelização ou com o lançamento de um novo produto mais adequado à essa nova realidade.
6. Acredite no potencial de sua ideia
Nem sempre a sua ideia será aceita de maneira rápida e impactante. Na maioria das vezes, aproveitar uma oportunidade e apresentar uma solução inovadora para um problema é um exercício que exige trabalho, persistência e uma boa dose de otimismo.
Aliás, já dissemos aqui que um empreendedorismo é feito de pessoas otimistas que não desistem facilmente de seus objetivos. Portanto, se você acha que encontrou uma oportunidade real de negócio, aposte nisso! Não abandone sua ideia com facilidade e dê tempo para que o consumidor a conheça e veja o quanto ela pode ajudá-lo.
Obviamente, para que isso aconteça você deve investir em marketing e divulgação, pois ficar esperando que descubram a sua grande ideia não é uma atitude inteligente e pode impedir que você aproveite essa oportunidade.
Como você percebeu, o empreendedorismo faz do indivíduo uma pessoa inteligente e capaz de enxergar oportunidades em situações que a maioria só vê o problema. Ser um empreendedor de sucesso é ter uma ideia inovadora e apostar todas as suas fichas nela, assumir o risco e colocá-la em prática. Dessa maneira, quem deseja abrir uma empresa e entrar para esse universo, deve começar a entender que a palavra impossível ganhará um novo significado!
Fonte: saiadolugar.com.br