8 coisas que você deveria fazer para ter uma estratégia de social mais efetiva em Lençóis Paulista
Como um bom empreendedor, certamente você sabe a importância da estratégia de social media para a divulgação do seu negócio. Então, confira algumas dicas que preparamos para você!
Construir uma estratégia de social mais efetiva também deve ser uma prioridade na sua jornada empreendedora. Estar presente no mundo online não é suficiente, e por carregar este pensamento muitos empreendedores fazem estratégias de social media da maneira errada.
Se você já usa as redes sociais para divulgar a sua empresa mas não sabe como fazer isso da maneira correta nós fizemos este artigo com 8 coisas que você deveria fazer para usar as redes sociais da maneira mais efetiva possível.
Conheça o mundo das redes sociais
Antes de começar de fato uma estratégia de social media, é preciso conhecer onde você está prestes a entrar. Não esteja nas redes sociais só porque as pessoas falaram que isso é o certo, você precisa acreditar nos resultados que ela pode trazer para o seu negócio.
É preciso não só saber como essas redes funcionam, mas também ter o conhecimento do público que está nela. Mas mais importante ainda, é saber se o seu público está lá.
Depois de constatar quais são as redes sociais ideais para o seu tipo de negócio e público, aprenda a mexer nelas e pesquise também como são a estratégia dos seus concorrentes. Busque se destacar de forma diferente do que eles, mas use-os sempre como referência.
Busque ferramentas de automação
Agora que você já sabe onde você deve estar e como explorar estas redes sociais da melhor maneira possível, chegou a hora de procurar maneiras de automatizar o seu processo.
Para aqueles que não sabem, a automatização acontece através de ferramentas que facilitam o agendamento de postagem nas suas redes sociais. A ideia é reunir em uma só ferramenta a administração de todas as suas redes sociais e otimizar o seu tempo na hora de postar conteúdos nos seus perfis.
Existem muitas ferramentas que podem te ajudar nesta jornada, vale a pena analisar o custo benefício e escolher a que mais adequa ao seu orçamento e expectativas. Alguns exemplos são: Hootsuite, Hubspot, Instamizer, Buffer e entre outros.
Foque no engajamento
Como em qualquer outra estratégia, seu plano de social media precisar deixar claro qual é a sua intenção. Independente se seja atrair novos visitantes para o blog da sua empresa, atrair novos seguidores ou até mesmo clientes, é fundamental que haja engajamento com o seu público.
É super interessante que você provoque essa relação com os seus seguidores. Para que isso ocorra, faça perguntas, responda os comentários e promova a interação entre eles. Lembre-se de evitar criar situações polêmicas envolvendo a sua marca para não abalar a reputação da sua empresa.
Uma forma de gerar engajamento é oferecendo conteúdo que vai além da divulgação da sua marca, veja mais sobre isso no próximo tópico.
Ofereça mais do que publicidade
Disputar a atenção do consumidor já não é uma tarefa fácil e quando se trata do mundo online essa situação é ainda mais potencializada.
Como se destacar em meio aos seus concorrentes? A resposta é oferecendo conteúdos diferenciados. O seu perfil na rede social deve ser mais do que a divulgação do seu produto, e por isso ofereça conteúdos que agreguem de certa forma um valor para a vida do seu público.
Faça postagens de notícias sobre o seu segmento, faça promoções, dê dicas e aproveite ao máximo a oportunidade de entrar em contato com o seus clientes.
Veja o que o seu público têm a dizer
Já ensinamos aqui no blog uma vez como transformar o feedback do seu público em oportunidade – se você ainda não leu este artigo, clique aqui – e que é também uma ferramenta para medir o crescimento e direcionamento do seu negócio.
Já vimos também que, engajar o seu público não é tarefa fácil e por isso mais do que nunca você deve acompanhar o que as pessoas têm dito da sua empresa por aí.
Mas para isso, é preciso entender o real valor de um feedback e nunca levar as críticas para o pessoal. As pessoas na maioria das vezes conhecem o seu negócio e não a pessoa que está por trás de tudo isso, sendo assim saiba lidar com as críticas e veja nelas uma oportunidade de crescimento da sua empresa.
Cuidado com a maneira que você se posiciona
Ter a sua marca na internet significa ter uma super exposição dela. E por isso é tão importante saber se posicionar neste ambiente de interações sociais.
Qual posicionamento de opinião pode ser a faísca para gerar uma crise envolvendo a sua empresa. Na internet as pessoas têm a liberdade de se manifestar sobre diversos assunto, e isso pode ser perigoso caso a sua marca esteja envolvida em algum tipo de “escândalo”.
A ideia é manter a ética e política da “boa vizinhança” no mundo online. Evite falar sobre assuntos que despertam divergências de opiniões como política, religião e times de futebol por exemplo.
Quer saber mais sobre o assunto? Nós temos um post sobre isso.
Se posicionar de uma maneira que a identidade da sua marca seja reforçada é muito importante e por isso vamos falar mais sobre o assunto no próximo tópico.
Reforce a essência da sua empresa
A construção da identidade da sua empresa é fundamental na hora de decidir a maneira como a sua marca vai se comportar nas redes sociais.
Se a sua marca tem o espírito descolado e inovador, seria interessante criar uma linguagem mais casual com o seu público, apostar em memes interessantes e coisas do tipo. Caso seja uma marca que tenha a sustentabilidade como essência, vale a pena ficar atento aos comentários, lançamentos de produtos e campanhas que reforçam essa ideia.
As redes sociais também ajudam a reforçar o seu trabalho da gestão da sua marca, cuide bem disso!
Mensure seus resultados
Mensurar os resultados também faz parte de uma boa estratégia de social media. A internet nos fornece inúmeros dados que podem te ajudar a mapear desde o comportamento do seu público até como a rede social impacta na hora de realizar uma venda.
Isso não significa que todo dado é relevante para o seu negócio e por isso escolha as métricas certas para você fazer o acompanhamento. Uma boa dica, é fazer a sua escolha baseando nos objetivos do seu negócio e objetivos que você determinou antes de colocar a sua marca nas redes sociais.
Acompanhe seus seguidores, o engajamento das suas redes sociais, o aumento de tráfego e como isso impacta na sua divulgação.
Conclusão
As redes sociais têm muito o que nos dizer e por isso ela precisa ser levada a sério. Nada de colocar o seu “sobrinho” para gerenciar os perfis da sua empresa, a não ser que ele seja um profissional da área.
Este é um trabalho que exige cuidado, muita pesquisa e testes que podem causar impactos maiores se for realizado da maneira errada. Ter uma estratégia de social mais efetiva também deve ser prioridade na hora de pensar na divulgação do seu negócio.
Fonte: saiadlugar.com.br