Como montar um serviço de conservação e limpeza em Lençóis Paulista
Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
O mercado de serviços de conservação e limpeza pode ser considerado um fenômeno recente do segmento econômico de micro e pequenas empresas. Embora houvesse prestadores de serviço atuando há muitos anos no setor, a maioria das grandes empresas utilizava uma equipe própria de limpeza. O serviço era executado sem técnicas adequadas ou equipamentos e produtos profissionais, pois as atividades não representavam a principal função da organização e os clientes ainda não davam tanta importância para a higiene do recinto na aquisição de produtos e serviços.
De acordo com as estatísticas do segmento de limpeza, este é o setor com mais crescimento no Brasil, formalizando diretamente cerca de 1,6 milhões de trabalhadores, que estão alocados em aproximadamente 13 mil empresas no país. Estatísticas revelam que 66% das empresas do setor têm até 20 funcionários e cerca de 5% têm média acima de 500 funcionários. O mercado é composto basicamente de 95% de micro, pequenas e médias empresas.
De acordo com as novas características do mercado e a grande diversificação de empresas atuantes no segmento, as oportunidades podem estar relacionadas à oferta de serviços para distintos setores da economia, podendo prestar serviços para empresas, residências, condomínios e prédios residenciais. A empresa deverá definir sua visão, missão, valores, análise de ambiente, bem como definição de seu posicionamento estratégico para atuar junto ao público alvo escolhido.
Uma alternativa de prestação do serviço de conservação e limpeza está relacionada ao crescente mercado imobiliário que aumenta as oportunidades no segmento de manutenção de limpeza de áreas comuns de condomínios.
Outra ramificação do setor de limpeza que tem crescimento bastante acentuado é o de limpeza pós-obra, uma vez que o mercado amplo de construção civil requer empresas qualificadas para a finalização dos empreendimentos e entrega aos proprietários.
A limpeza em residência é outra oportunidade dentro do mercado de limpeza que merece destaque porque é a alternativa de ofertar um serviço de diárias sem que o cliente tenha a necessidade de vinculo empregatício com o colaborador. Esse mercado tem tido crescimento acentuado após a aprovação da Lei das Domésticas. Ao contratar uma empresa de limpeza em residência, o “patrão” fica dispensado de pagar os encargos sociais e trabalhistas na realização do serviço.
Mas o grande filão do negócio é mesmo o serviço público, com 90% de instituições que praticam a terceirização, representando 60% do faturamento do segmento de conservação e limpeza.
Para a celebração de contratos junto aos órgãos da administração pública, a empresa deverá participar dos procedimentos licitatórios, estando atenta para o fato de que é requisito para a celebração de contratos a demonstração de experiência por meio de Atestados de Capacidade Técnica.
Um fator que deve ser levado em consideração é a falta de profissionais capacitados atuantes nos serviços de limpeza. A alternativa de um empreendimento com profissionais capacitados pode ser um fator de diferenciação, uma vez que, como o mercado de prestação deste tipo de serviço é bastante amplo, irão diferenciar-se as empresas que possuem, em seu quadro de empregados, profissionais qualificados para a execução de serviços de forma satisfatória.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o Sebrae mais próximo.
Mercado
A Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza Ambiental – FEBRAC divulgou pesquisa demonstrando que só em 2011, o segmento de limpeza movimentou no país uma média de 32 bilhões de reais e empregou formalmente 1,6 milhão de trabalhadores em pouco mais de 13 mil empresas distribuídas em todos os Estados brasileiros.
Geograficamente, o mercado com maior potencial se concentra nas regiões Sul e Sudeste onde encontramos cerca de 72% das empresas prestadoras de serviço e dos trabalhadores do setor. Entretanto nas demais regiões também tem se obtido expressivo crescimento na prestação deste serviço.
No País, existem cerca de 13.200 empresas, sendo que 53% estão localizadas na Região Sudeste, ou seja, um total de quase 7 mil empresas. Quanto ao número de trabalhadores o percentual é ainda maior. Ao todo são 930 mil profissionais, que representam 58% dos 1,6 milhão estimados pelo setor. O faturamento também supera o de outras regiões: são R$ 18,9 bilhões, 59% de tudo que lucra o setor no País. Este mesmo percentual de 59% é pago em impostos federais e municipais – (ISS, FGTS, INSS e Sistema S.)
Com relação a investimentos em treinamento, o Sudeste do mesmo modo se despontou. Em média, foram destinados em torno de R$ 120,00 para cada funcionário ao ano totalizando R$ 56 milhões somente em 2011.
Tanto na região Sudeste e Sul, quase 70% dos prestadores de serviço é micro e pequenas empresas, com menos de 20 funcionários.
O segmento de limpeza é promissor no Brasil e deve ter contínuo crescimento pela profissionalização no ramo, ocasionado também pela crescente utilização de produtos e equipamentos especializados, principalmente nos segmentos que utilizam a terceirização, o crescimento deverá ser proporcional ao PIB nacional.
No ano de 2012 as franquias de limpeza e conservação lucraram R$ 1 bilhão em faturamento. Levando em consideração os números do ano anterior (2011), o setor obteve um aumento de mais de 44,5% no faturamento. O setor somou mais de 75 franqueadas e 2.742 unidades, uma variação de 29% e 30%, respectivamente. Estes são dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF. Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, explicou que a explosão em faturamento das franquias de limpeza e conservação tem relação com a mudança comportamental da sociedade.
Localização
A localização do ponto comercial não é um fator determinante para o sucesso de uma prestadora de serviços de conservação e limpeza, visto que o serviço sempre será realizado fora da sede, no local da prestação do serviço. Portanto, o empreendedor deve se instalar em um local que permita a execução adequada das atividades administrativas e financeiras da empresa. Alguns detalhes devem ser observados na escolha do imóvel:
– O imóvel deve atender às necessidades operacionais referentes à localização, capacidade de instalação do negócio, possibilidade de expansão, características da vizinhança e disponibilidade dos serviços de água, luz, esgoto, telefone e internet.
– O ponto comercial deverá ser de fácil acesso, possuir estacionamento para veículos, local para carga e descarga de mercadorias e contar com serviços de transporte coletivo nas redondezas.
– Verificar se o local não está sujeito a inundações ou próximo a zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito.
– Verificar se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais que possam interferir ou impedir sua futura atividade.
– Verificar se não foi executada alguma obra posterior a aprovação do imóvel junto ao órgão competente, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva.
– Verificar se as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento ou o Plano Diretor do Município.
– Verificar se o pagamento do IPTU referente ao imóvel encontra-se em dia.
– Caso sejam instaladas placas de identificação do estabelecimento, o empreendedor deverá antecipadamente verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.
Exigências Legais e Específicas
Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador – profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas.
Registro de empresa nos seguintes órgãos:
– Junta Comercial;
– Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
– Secretaria Estadual da Fazenda;
– Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada ao recolhimento anual da Contribuição Sindical Patronal);
– Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
– Corpo de Bombeiros Militar;
Além do registro da empresa junto aos órgãos citados é preciso fazer uma visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa (quando for o caso) para fazer consulta acerca do imóvel a ser utilizado, se este pode abarcar o tipo de prestação de serviço.
Será necessário a obtenção do alvará de licença sanitária – adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em âmbito estadual e municipal ,fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (quando for o caso).
As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca de equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores.
– Existem Resoluções RDC da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária que impactam diretamente nos insumos utilizados em uma empresa de Serviço de Conservação e Limpeza. Dessa forma, é importante uma atenção especial na compra de insumos que atendam essas Resoluções.
– Decreto nº. 2.271, de 07 de julho de 1997, que dispõe sobre a contratação por meio de editais de licitação, dos serviços de limpeza e conservação no âmbito da administração pública federal direta, autarquias e fundacional.
– Código Civil, instituído pela Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que disciplina a prestação de serviço, definindo também a relação contratante
e contratado. Recomenda-se leitura atenta aos artigos e parágrafos para que o empreendedor saiba
corretamente os direitos e deveres que estará sujeito.
Deve-se atentar para a legislação trabalhista, no que concerne às atividades insalubres e perigosas, uma vez que os empregados da empresa prestadora de serviços de conservação e limpeza usam produtos tóxicos como alvejantes, álcool etílico, entre outros. Destaca-se o art. 189 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 – Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que define a insalubridade e recomenda-se leitura atenta da Norma Regulamentadora nº 15, que apresenta os padrões para que uma atividade / tarefa seja considerada insalubre, ambas disponíveis no site do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC, regulamentado pelo Decreto Federal nº. 2.181, de 20 de março de 1997, que estabelece as normas gerais de aplicação das sanções administrativas previstas na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Estrutura
O tamanho da estrutura da empresa vai depender do volume do investimento no projeto. Independente do tamanho do negócio projetado, o mesmo deverá contemplar os seguintes espaços:
– Um local para instalar a administração da empresa.
– Uma sala para treinamento dos funcionários.
– Um espaço para o depósito da material para limpeza e equipamentos.
– Um local para sanitários para funcionários e clientes.
Considerando os espaços acima, a área necessária para instalar a empresa seria em torno de no mínimo 80 metros quadrados.
Pessoal
Para a gestão e operacionalização de uma empresa de conservação e limpeza, sem considerar seu volume de contratos, recomenda-se a seguinte estrutura organizacional:
– Diretoria – Normalmente ocupada pelo empreendedor, o qual é responsável pela tomada de todas as decisões administrativas e financeiras. O mesmo deve estar atento a todas as atividades da empresa.
– Gerência Administrativa – deve ser responsável por todas as negociações e contratações de serviços, compras de produtos, equipamentos e acessórios, treinamento e contratação de pessoal.
Supervisão – será responsável por instruir e acompanhar (quando necessário) os funcionários nas atividades, realizar vistorias e estar em contato direto com os clientes.
– Operacionais administrativos – são responsáveis pelos serviços administrativos na sede da empresa.
– Operacionais de serviços gerais – são responsáveis pela execução dos serviços de limpeza nos clientes da empresa e também na sede da mesma.
A Gestão de Pessoas é uma das principais atividades do negócio de Conservação e Limpeza. O número de funcionários vai variar de acordo com os contratos firmados. Um novo cliente que chega representa a contratação de novos funcionários, assim como o encerramento de um contrato implica na dispensa de funcionários. Portanto, a alta rotatividade de pessoal exige o cumprimento rigoroso da legislação trabalhista. Qualquer falha no pagamento de rescisões pode gerar contendas judiciais e impactar negativamente o faturamento da empresa.
O setor revela-se como o maior empregador para indivíduos com escolaridade baixa. No exercício de 2011 o segmento investiu cerca de R$ 110 milhões em capacitação de pessoal. A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
– Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes.
– Agilidade e presteza no atendimento.
– Capacidade de apresentar e vender os serviços da empresa.
– Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Equipamentos
Para a recepção e área administrativa:
Impressora multifuncional laser: R$ 600,00
No break: R$ 450,00
Telefone de mesa com chave: R$ 33,00
Armário Alto Fechado: R$ 466,00
Armário baixo fechado: R$ 246,00
Armário Executivo: R$ 394,00
Mesa 0,96×0,60 sem gavetas: R$ 175,00
Mesa 1,20×0,60 com 02 gavetas c/chave: R$ 213,00
Conexão Arredondada: R$ 66,00
Mesa de reunião redonda: R$ 276,00
Cadeira secretária standart: 4 x R$ 61,60
Poltrona presidente standart giratória com braço: R$ 282,90
Monitor 15,6`: R$ 299,00
Computador: R$ 900,00
Periféricos: R$ 90,00
Lixeira com pedal: R$ 25,00
Longarina 3 lugares: R$ 667,00
Aparelho de TV 32′: R$ 1.800,00
DVD Player: R$ 150,00
SubTotal: R$ 7.379,30
Equipamentos para a execução dos serviços:
Carro Multiuso para limpeza: 3 x R$ 513,43 = R$ 1.540,29
Kit Limpa Vidros: 3 x R$ 60,81 = R$ 182,43
Carro para MOP: 3 x R$ 320,00 = R$ 960,00
Carro de Limpeza com bolsa 90 l: 3 x R$ 513,00 = R$ 513,00
Enceradeira: 3 x R$ 300,00 = R$ 900,00
Aspirador de Pó: 3 x R$ 399,00 = R$ 1.197,00
Lavadouras Automáticas: 3 x R$ 750,00 = R$ 2.250,00
Varredeiras: 3 x R$ 699,00 = R$ 2.097,00
Placa de Sinalização: 5 x R$ 25,00 = 125,00
SubTotal: R$ 10.790,00
TOTAL: 18.169,30
Matéria Prima/Mercadoria
A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.
Uma empresa de conservação e limpeza é tipicamente uma prestadora de serviços, o seu produto de venda é o serviço, com qualidade e satisfação. Para tanto ela utiliza produtos de limpeza para realizar as atividades nos clientes. Dentre estes produtos pode-se destacar:
Detergentes – Os detergentes quebram a tensão superficial da água o que facilita a penetração na superfície, emulsionando a sujeira. Eles são classificados em três tipos: os ácidos, os neutros e os acalinos.
Desinfetantes – São produtos que destroem determinados microorganismos vegetativos em superfícies e objetos. São divididos em desinfetantes de cloro liquido, composto clorado e base de quaternário de amônia.
Ceras – As ceras são aplicadas no piso para melhorar o aspecto e deixá-los brilhantes, além de proteger contra arranhões. São divididas em cera de carnaúba e petróleo, sintéticas, sintéticas 3 em 1, cera de base seladora e cera impermeabilizante.
Removedor de ceras base água/ acrílicas – Removem sujeiras e ceras já sem brilho. Sua função é preparar o piso para receber uma nova camada de cera
Limpador multiuso – Remove a maioria das sujidades e são indicados para serviços de limpezas manuais.
Xampu para carpetes – O produto é diluído em água e forma uma espuma que deve ser aplicada sobre o carpete. Essa espuma remove a sujidade, que deve ser retirada com aspirador de pó.
Organização do Processo Produtivo
Uma boa empresa de Serviços de Conservação e Limpeza oferece, em tempo integral e durante os sete dias da semana, seus serviços. O orçamento pode ser feito baseado na área a ser limpa e no número de funcionários utilizados para exercer a tarefa. Mas, antes, é preciso visitar as instalações dos clientes e conhecer a rotina de trabalho, a fim de traçar a estratégia operacional de limpeza, que inclui:
– horários para a execução do serviço;
– intervalos entre uma limpeza e outra;
– tipos e quantidade de produtos que deverão ser utilizados;
– quantidade necessária de auxiliares de limpeza.
O ideal é dispor de serviços de limpeza comercial “customizada”, ou seja, adequados às necessidades de cada cliente. Os serviços prestados são geralmente:
– limpeza e conservação de ambientes;
– limpeza pós-obra;
– limpeza de carpetes com tecnologia a seco;
– limpeza de locais de eventos;
– limpeza de cadeiras, estofados, poltronas, divisórias e biombos;
– limpeza de vidros;
– limpeza de fachada externa;
– limpeza de sinistros (inundações, incêndios e outros);
– impermeabilizações de pisos;
– polimentos de mármores e granitos;
– gerenciamento e fornecimento de descartáveis;
– serviços de apoio (copa, recepção, portaria e outros).
Em relação aos procedimentos administrativos:
– Apresentação de proposta para futuros clientes.
– Negociação da proposta.
– Fechamento da proposta junto ao cliente.
– Contratação dos funcionários para a execução do serviço.
– Treinamento do pessoal contratado.
– Início da atividade no cliente contratado, com a devida supervisão.
– Geração da fatura para o cliente após trinta dias.
– Geração da folha de pagamentos para os funcionários.
– Geração de boletos para recolhimento dos devidos encargos.
Automação
Uma tendência cada vez mais presente nas empresas que buscam o sucesso é automatizar as diversas atividades desenvolvidas. A automação melhora o dinamismo dos serviços oferecidos, reduzindo filas (quando for o caso), tempo de espera, agilizando a emissão de notas fiscais, entre outros.
Pensando na gestão empresarial, o custo de aquisição para estes programas de gestão tem grande variação de preço e podem até ser encontrados em sites na internet, que oferecem downloads grátis ou junto a empresas especializadas a custos maiores. O importante é ser pesquisado junto a usuários e adequado à realidade da empresa.
No segmento de Limpeza e Conservação, deve ser lembrado a necessidade de manter um banco de dados confiável com todas as informações de contatos, fornecedores, clientes e contratos.
É preciso analisar as reais necessidades da sua empresa de Conservação e Limpeza e a demanda do mercado antes de escolher os equipamentos e os programas de automação.
Estes programas, além do custo de aquisição, cobram taxa de manutenção mensal, também variando bastante de preço.
Canais de Distribuição
O termo “canais de distribuição” ou “marketing” foi durante muito tempo considerado apenas mais um dos componentes do composto mercadológico, juntamente com produto, preço e promoção. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos em termos de crescimento do poder dos distribuidores, avanços tecnológicos, necessidade de sustentação de uma vantagem competitiva, entre outros fatores, a distribuição passou a ser vista como o maior meio de se conseguir um avanço e crescimento no mercado.
Neste sentido, os canais de distribuição vêm ganhando cada vez mais importância no meio empresarial e suas estruturas evoluem em termos de formatos e alternativas mais criativas e inovadoras. Com o aumento da concorrência nos diferentes mercados, ter uma estratégia de canais de distribuição bem planejada corresponde a ter os produtos nas prateleiras e conseqüentemente participação no mercado.
As estruturas dos canais variam de acordo com o ramo da empresa, a localização, tamanho de mercado, entre outras variáveis. Quanto maior o grau de serviços que o produto exige, maior tende a serem os níveis de intermediários utilizados e a distância com o consumidor final.
Os canais de distribuição de uma empresa de Conservação e Limpeza em função de sua atividade comercial possuem somente dois estágios, que é entre a empresa e o cliente. Salvo quando a empresa faz parte de rede de franquia, onde a franqueadora master passa a ser um estágio a mais no processo. Veja a simulação abaixo:
1 – EMPRESA DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA – CLIENTE
2 – EMPRESA DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA/FRANQUEADORA – FRANQUIA – CLIENTE
Investimento
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando um retorno superior àquele investido, em um determinado período de tempo. O investimento a ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte e pode ser caracterizado como:
– investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
– investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais, compra inicial e outros;
– capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.
O valor do investimento necessário para montar uma empresa de conservação e limpeza irá variar de acordo com o tipo específico de serviço a ser executado. Por esta razão, o ideal é a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários, em função dos objetivos estabelecidos de retorno e alcance de mercado, poderão ser determinados.
O empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 113.000,00, considerando uma empresa com 10 (dez) empregados para fazer frente ao pagamento dos seguintes itens:
– Reforma, adaptação do imóvel e instalações: R$ 1.000,00.
– Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.: R$ 3.500,00;
– Móveis para sala de recepção/administrativa: R$ 7.379,30
– Veículo: R$ 35.000,00
– Equipamentos para execução dos serviços: R$ 10.790,00;
– Material para execução dos serviços: R$ 1.500,00
– Uniformes: R$ 2.695,00
– desenvolvimento e hospedagem de site: R$ 1.030,00
– capital de giro: R$ 50.000,00
Capital de Giro
Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos).
Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.
Para se chegar ao valor do capital de giro é necessário ter bem definido despesas futuras como custos fixos e financiamento de vendas (cartão de crédito, cheque ou convênios).
O empreendedor precisa dispor de capital suficiente para a aquisição de produtos de limpeza e peças de manutenção do equipamento e estar preparado financeiramente para receber de forma parcelada, caso opte por oferecer este formato, ou seja, caso o custo fixo de uma empresa seja estimado em R$ 25.000,00 estima-se que a necessidade de giro represente cerca de 1,5 (uma e meia) ou 2x (duas vezes) o valor dos custos fixos para garantir o sustento da empresa em alguma eventualidade.
Custos
São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos consumidos no processo de produção.
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.
Os Custos Fixos abrangem, em geral, despesas de funcionamento da empresa: aluguel, salários, gastos com contador, água, luz, telefone, internet.
Os Custos Variáveis estão relacionados à quantidade de serviço prestado no mês como, por exemplo: impostos e combustível.
Os Custos Não Operacionais estão relacionados às despesas e/ou investimentos de ordem comercial, como publicidade e propaganda.
Os custos mensais para manutenção de uma empresa que oferece serviços de Conservação e Limpeza podem variar muito. De fato, tais valores dependem do tipo de serviço a ser executado, levando sempre em consideração o efetivo da empresa e o segmento a ser trabalhado.
No caso da empresa possuir uma estrutura fixa (escritório), podemos elencar os principais custos, conforme segue abaixo:
Custos fixos mensais:
Aluguel: R$ 1.400,00
Condomínio: R$ 250,00
IPTU: R$ 100,00
Água: R$ 90,00
Energia Elétrica: R$ 100,00
Telefone: R$ 150,00
Internet: R$ 70,00
Honorários Contador: R$ 724,00
Salários + Encargos: R$ 19.407,00*
*Foi considerado uma empresa com o efetivo de 10 (dez) auxiliares de limpeza e 1 (um) encarregado)
Material de Limpeza: R$ 100,00
Material de Escritório: R$ 20,00
Despesa preventiva de pequenos reparos: R$ 300,00
Lavagem veicular: R$ 150,00
*Foi considerado uma media de 3.000 km por mês
Aluguel de máquinas de cartão de crédito: R$ 120,00
Publicidade e Marketing: R$ 500,00
Tarifa bancária: R$ 40,00
Outras Despesas: R$ 200,00
SubTotal: R$ 23.531,00
Custos Variáveis:
Custos variável de material utilizado na execução dos serviços ao mês*
Material de limpeza: R$ 600,00
Subtotal: R$ 600,00
*Considerado para efeito de cálculo 1 condomínio comercial de 500m2
Custos variáveis por veículo* ao ano:
IPVA e Seguro Obrigatório: R$ 1.500,00
Revisão periódica: R$ 500,00
Seguro Veicular: R$ 3.000,00
Combustível*: R$ 1.200,00
Subtotal= R$ 6.200,00
*Considerado para efeito de cálculo 1 carro popular
Custos mensais totais: Aproximadamente R$ 24.647,67
O custeio com os materiais deve levar em consideração o porte do contratado, bem como as atividades que serão exercidas por este.
O essencial é que se faça uma análise criteriosa de todas as despesas, buscando formas de minimizá-las sem prejudicar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo Serviço de Conservação e Limpeza.
Lembramos que estes custos são baseados em estimativas para uma empresa de pequeno porte. Aconselhamos ao empresário que queira abrir um negócio dessa natureza a elaboração de um Plano de Negócio com a ajuda do Sebrae do seu estado no sentido de estimar os custos exatos do seu empreendimento conforme o porte e os serviços oferecidos.
Diversificação/Agregação de Valor
Agregar valor significa oferecer produtos e serviços complementares ao produto principal, diferenciando-se da concorrência e atraindo o público-alvo. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado. Para que isso aconteça é preciso que o empreendedor sempre fique atento aos pequenos detalhes, pois são nestes que irá tirar suas vantagens em relação ao seu concorrente. Segue abaixo sugestões destes detalhes:
– Bom atendimento – Dê sempre o melhor atendimento para o seu cliente. Ele fica sempre satisfeito quando recebe sua atenção e se sente valorizado.
– Interesse em satisfazer, resolver – o cliente precisa sempre ser ouvido e suas opiniões precisam ser consideradas e as soluções devem ser dadas com brevidade.
– Diferenciação – o cliente deve perceber algo de especial no Serviço de Limpeza e Conservação;
– Personalização – a idéia é que o cliente se sinta sempre um “cliente é especial”;
– Confiança e credibilidade – você deve passar a idéia de que a satisfação dele é mais importante para você;
– Higiene – deverá ser percebida em detalhes;
– Exposição – o cliente deverá perceber que para se satisfazer não depende de ação sua, mas do que ele percebe no seu Serviço de Limpeza e Conservação, da forma como ela funciona;
– Crédito e facilidade de pagamento – sua empresa deverá se adaptar ao nível de renda do seu público, de acordo com seus cálculos de custos;
– Produtos adicionais – na prática você entrega satisfação, não somente produto ou produtos pelos quais seu cliente já paga;
– Flexibilidade e adaptabilidade – de algum jeito sua empresa de Serviço de Limpeza e Conservação deve satisfazer;
– Inovação – sua empresa de Serviço de Limpeza e Conservação deve procurar ser sempre atualizada (esta imagem tem de ser constante);
– Garantias – para o cliente ter certeza e confiar que não terá prejuízo.
Divulgação
A propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pela empresa.
O empreendedor deve ter em mente que as ações de divulgação devem ser feitas sob a ótica do cliente, muitas vezes divergente do que o empreendedor entende ser adequado.
Para um empreendimento de pequeno porte, pode ser usada a distribuição de folhetos e folders em hotéis, empresas de cerimonial de eventos, prédios, empresas, ou a depender só segmento em residências.
Muitos proprietários que executam serviços de conservação e limpeza destinam um percentual de 3% a 5% de seu faturamento para investimentos em publicidade. No entanto, esse percentual não é a regra.
Com criatividade é possível a utilização de formas simples e baratas de divulgação que atraiam os clientes. Entre as alternativas que demandam menos investimento pode-se citar:
– Utilização de mala direta com mensagens que lembram e divulgam o Serviço de Limpeza e Conservação;
– Distribuição de material informativo em pontos estratégicos como, por exemplo, Empresas, Condomínios, Prédios, centros comerciais;
– Outdoors bem localizados;
– Anúncio em páginas especializadas nos jornais;
– Site na Internet;
– Distribuição de cartões de visita e folhetos.
O bom atendimento aliado ao conforto, segurança e boa localização, é uma receita de sucesso para qualquer tipo de serviço. Clientes satisfeitos tendem a comentar com outras pessoas e não existe melhor propaganda que a tradicional “boca-a-boca”; barato e eficiente.
Informações Fiscais e Tributárias
O segmento de SERVIÇO DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 8121-4/00 como atividade de serviços de conservação e limpeza geral (não especializada) de prédios de qualquer tipo (residências, escritórios, fábricas, armazéns, hospitais, prédios públicos e outros prédios que desenvolvem atividades comerciais e serviços), poderá optar pelo SIMPLES Nacional – Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):
• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
• ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
• INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).
Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4,5% a 16,85%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.
Neste caso, este segmento conforme Anexo IV da Res. 94/2011, deverá fazer a CPP-Contribuição Previdenciária Patronal.
Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
MEI (Microempreendedor Individual): para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 – Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ), Neste caso, este segmento não pode se enquadrar no MEI, conforme Res. 94/2001.
Para este segmento, tanto ME ou EPP, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN – Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.
Eventos
A seguir, são indicados os principais eventos sobre o segmento:
Higicon
Congresso Internacional do Mercado de Limpeza
Expocenter Norte
São Paulo – SP
Fone: (11) 3079-2003
Fax: (11) 3079-2003
Website: http://www.higicon.com.br
E-mail: info@abralimp.org.br
Higiexpo
Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental
Expocenter Norte
São Paulo – SP
Fone: (11) 3079-2003
Fax: (11) 3079-2003
Website: http://www.higiexpo.com.br
E-mail: joao@abralimp.org.br
ENEAC
Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação
São Paulo – SP
Fone: (11) 5081-6173
Website: http://www.eneac2014.com.br/index.php
Entidades em Geral
A seguir, são indicadas as principais entidades de auxílio ao empreendedor:
Abralimp
Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza
Av. Nove de Julho, 5593, cj. 22 e 23 – Jardim Paulista
Fone: (11) 3079-2003
Fax: (11) 3079-1948
Website: http://www.abralimp.org.br
E-mail: info@abralimp.org.br
Cebrasse
Central Brasileira do Setor de Serviços
Alameda Santos, 880, cj. 92
CEP: 01418-100
São Paulo – SP
Fone: (11) 3262-4284
Website: http://www.cebrasse.org.br
Febrac
Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação
SBN Quadra 1 bl. B Edifício CNC sala 702
CEP: 70040-000
Brasília – DF
Fone: (61) 3327-6390
Website: http://www.febrac.com.br
E-mail: febrac@febrac.com.br
Receita Federal
Brasília – DF
Website: http://www.receita.fazenda.gov.br
SNDC
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor
Website: http://www.mj.gov.br/dpdc/sndc.htm
SEBRAE
Serviço Brasilieiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Website: http:www.sebrae.com.br/
Normas Técnicas
Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).
Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física).
Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.
1. Normas específicas para um Serviço de Conservação e Limpeza
Não existem normas específicas para este negócio.
2. Normas aplicáveis na execução de um Serviço de Conservação e Limpeza
Nota: Normas Técnicas que podem ser utilizadas na área administrativa e de recepção.
ABNT NBR 15842:2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais.
Esta Norma estabelece os requisitos de qualidade para as atividades de venda e serviços adicionais nos estabelecimentos de pequeno comércio, que permitam satisfazer as expectativas do cliente.
ABNT NBR 12693:2010 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio.
Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para combate a princípio de incêndio.
ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida: 2008 – Instalações elétricas de baixa tensão.
Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.
ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 – Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: Interior.
Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.
ABNT NBR IEC 60839-1-1:2010 – Sistemas de alarme – Parte 1: Requisitos gerais – Seção 1: Geral.
Esta Norma especifica os requisitos gerais para o projeto, instalação, comissionamento (controle após instalação), operação, ensaio de manutenção e registros de sistemas de alarme manual e automático empregados para a proteção de pessoas, de propriedade e do ambiente.
ABNT NBR 9050:2004 Versão Corrigida: 2005 – Acessibilidades a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – Sistemas de alarme – Parte 1: Requisitos gerais – Seção 1: Geral.
Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.
Nota do Técnico: Normas Técnicas de equipamentos de proteção individual que podem ser utilizados em um Serviço de Conservação e Limpeza
ABNT NBR 13698:2011 – Equipamento de proteção respiratória — Peça semifacial filtrante para partículas.
Esta Norma especifica os requisitos para as peças semifaciais filtrantes para as partículas utilizadas como equipamentos de proteção respiratória do tipo purificador de ar não motorizado.
ABNT NBR 13712:1996 – Luvas de proteção.
Esta Norma estabelece os princípios gerais para a padronização de luvas de proteção confeccionadas em couro ou tecido.
ABNT NBR 13393:1995 – Luva à base de borracha natural – Especificação.
Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para o recebimento de luvas à base de borracha natural, com a finalidade de garantir um produto eficaz quanto ao seu desempenho.
ABNT NBR 14726:2001 – Tecido plano de poliéster e algodão para roupas profissionais e uniformes – Requisitos.
Esta Norma especifica os requisitos para os tecidos planos de poliéster e algodão, utilizados na confecção de roupas profissionais e uniformes.
ABNT NBR ISO 20345:2008 – Equipamento de proteção individual – Calçado de segurança.
Esta Norma especifica os requisitos básicos e adicionais (opcionais) para os calçados de segurança.
ABNT NBR ISO 20346:2008 – Equipamento de proteção individual – Calçado de proteção.
Esta Norma especifica os requisitos básicos e adicionais (opcionais) para os calçados de proteção.
ABNT NBR ISO 20347:2008 – Equipamento de proteção individual – Calçado ocupacional.
Esta Norma especifica os requisitos básicos e adicionais (opcionais) para calçado ocupacional.
Glossário
Ações corretivas: Conjunto de ações que permite corrigir atos cometidos indevidamente.
Ações preventivas: conjunto de ações que permite evitar acontecimentos não desejáveis.
ANVISA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Autoridade Sanitária: é autoridade que tem diretamente a seu cargo, em sua demarcação territorial, a aplicação das medidas sanitárias apropriadas, de acordo com as Leis e Regulamentos vigentes no território nacional, em tratados e em outros atos internacionais dos quais o Brasil é signatário
Atestado de capacidade técnica: Consiste na apresentação de documento que comprove e ateste o fornecimento de materiais ou os serviços prestados pela empresa interessada, emitido por pessoa jurídica, em papel timbrado, assinado por seu representante legal, discriminando o teor da contratação e os dados da empresa contratada.
Depósito de equipamentos e materiais: Ambiente destinado à guarda de peças de mobiliário, aparelhos, equipamentos e acessórios de uso eventual.
Descontaminação: tem por objetivo a função dos microrganismos sem eliminação completa devido à presença de matéria orgânica, realizado em instrumentais e superfícies.
Limpeza: É a remoção de qualquer corpo indesejável de uma superfície, sem alteração das características originais do objeto que está sendo tratado. É essencial que este processo não seja nocivo ao meio ambiente e esteja em consonância com a Resolução nº 54, de 28/11/2005, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH.
Limpeza: É a remoção de qualquer corpo indesejável de uma superfície, sem alteração das características originais do objeto que está sendo tratado. É essencial que este processo não seja nocivo ao meio ambiente e esteja em consonância com a Resolução nº 54, de 28/11/2005, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH.
Resíduos: são materiais e substâncias resultantes do ciclo de produção e consumo, aos quais se deve proceder à coleta, ao tratamento e à disposição final, com a finalidade de reduzir os riscos sanitários e ambientais que implicam a sua permanência no ambiente;
Saneantes Domissanitários: são substâncias ou preparações destinadas a higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e ou públicos, em lugares de uso comum e no tratamento da água.
Dicas de Negócio
O negócio de conservação e limpeza exige um alto nível de profissionalismo dos prestadores de serviço. As empresas atuantes no setor precisam dispor de profissionais capacitados e de equipamentos industriais modernos. O resultado do serviço prestado é facilmente visualizado pelos clientes, principalmente se não apresentar a qualidade desejada.
Um dos principais entraves para o desenvolvimento do processo de terceirização da economia brasileira é a insegurança jurídica. A grande informalidade entre micro e pequenas empresas que prestam serviços terceirizados pode gerar passivos para a empresa contratante, uma vez que elas são consideradas pela Justiça como co-responsáveis por pendências trabalhistas e previdenciárias das contratadas. Portanto, ao oferecer em contrato garantias de cumprimento das normas legais, a prestadora de serviço já apresenta um diferencial importante neste mercado.
O esforço perene de corte de custos fixos com atividades de apoio traz grandes desafios de preços para as empresas atuantes no setor. Ou seja, além do cumprimento das exigências legais e tributárias, as prestadoras de serviços de conservação e limpeza devem conciliar a qualidade no serviço prestado e o investimento em inovação com as exigências de baixo custo impostas pela concorrência mercadológica.
Compras conjuntas, leilão reverso, supply management e outras técnicas do mercado business-to-business devem ser estudadas e aplicadas no processo de divulgação e venda de serviços. O empreendedor deve dominar o maior número possível de conceitos de gestão para ter condições de oferecer a solução mais adequada para cada cliente.
Um erro comum a ser evitado é a falta de funcionários para cobrir uma eventualidade, caso o cliente necessite de um aumento do contingente de prestadores. A solução passa pela formação de um cadastro reserva de profissionais e pela parceria com empresas concorrentes e complementares para o atendimento de demandas emergenciais.
A formação do preço é um item chave para o sucesso nesse negócio. Muitas empresas não contabilizam corretamente os impostos e outros encargos e acabam cobrando um preço incapaz de cobrir os custos do serviço, gerando prejuízos ou reduzindo a qualidade do serviço prestado.
O empresário precisa também estar preparado para o estigma do segmento: um empregador de massas de trabalhadores com baixa qualificação, alta rotatividade e repleto de denúncias de favorecimento e superfaturamento entre os fornecedores do setor público. Cabe aos novos empreendedores mudarem esta imagem e promoverem a profissionalização do segmento.
Características
É importante que o empreendedor tenha aptidão para o negócio e vontade de aprender buscando informações em cursos, livros e revistas especializadas ou junto a pessoas que atuam na área.
Outras características importantes, relacionadas ao risco do negócio, podem ajudar no sucesso do empreendimento:
– Busca constante de informações e oportunidades.
– Iniciativa e persistência.
– Comprometimento.
– Qualidade e eficiência.
– Capacidade de estabelecer metas e assumir riscos.
– Planejamento e monitoramento sistemáticos.
– Independência e autoconfiança.
– Senso de oportunidade.
– Conhecimento do ramo.
– Liderança.
– Espírito cooperativo.
Além dessas características básicas é muito importante que os profissionais que atuam diretamente com o público, como é o caso, saibam lidar bem com os clientes sendo simpáticos e agradáveis para garantir a sua fidelidade e ganhar sua confiança.
Pesquisando e observando seus concorrentes, conhecendo bem o gosto de seus clientes, o empreendedor conseguirá desenvolver diferenciações em sua oferta de serviços.
É necessário estudar bem o assunto e a estratégia de mercado para poder desenvolver sensibilidade e flexibilidade para rápida adaptação às necessidades e encantamento de clientes.
Bibliografia
Atestado de Capacidade Técnica. Disponível em: http://www.dga.unicamp.br/forn/cap_tec.html . Acesso em: 28 ago. 2014.
Conheça 8 características de um empreendedor de sucesso. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/conheca-8-caracteristicas-de -um-empreendedor-de-sucesso/80524/ . Acesso em: 15 ago. 2014.
Como montar uma empresa de limpeza e conservação. Disponível em: http://franquiaempresa.com/2013/01/como-montar-uma-empresa-de-limpeza-e-conserva cao.html . Acesso em: 15 ago. 2014.
FERRAZ, Fernando B. Terceirização e Demais Formas de Flexibilização do Trabalho. São Paulo: LTR Editora, 2005.
Franquias de limpeza e conservação. Disponível em: http://www.suafranquia.com/franquias/limpeza-e-conservacao/ . Acesso em: 15 ago. 2014.
KARDEC, Allan; CARVALHO, Cláudio. Gestão Estratégica e Terceirização. São Paulo: Qualitymark, 2002.
O fim da invisibilidade do setor de limpeza e conservação. Disponível em: http://www.febrac.com.br . Acesso em: 28 abr. 2010
Plano de Negócio Limpeza e Conservação . Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfD4UAB/plano-negocio-empresa-limpeza-conserv acao . Acesso em: 15 ago. 2014.
POLONIO, Wilson A. Terceirização: Aspectos Legais, Trabalhistas e Tributários. São Paulo: Atlas, 2000.
QUEIROZ, Carlos A. Terceirização – Contratos. São Paulo: STR Publicações, 2000.
RUSSO, Giuseppe M. Guia Prático de Terceirização. São Paulo: Campus, 2007.
SARATT, Newton; SILVEIRA, Adriano D.; DAIBERT, Arlindo; et al. Quarteirização: Redefinindo a Terceirização. Porto Alegre: Badejo, 2000.
Quero abrir um negócio . Disponível em: http://gestaoportal.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro/quero-abrir-um-negocio/ideia s-de-negocios/Servicos%20de%20Limpeza%20e%20Conservacao.pdf . Acesso em: 15 ago. 2014.
Softwares que ajudam pequenos empresários a melhorar a gestão
Disponível em: http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2013/10/08/veja-sof twares-que-ajudam-pequeno-empresario-a-melhorar-gestao.htm. Acesso em: 15 ago. 2014.
Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-conservacao-e-limpeza,b4687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#naveCapituloTopo